9.8.16

«Os Aventureiros na gruta do tesouro» de Isabel Ricardo

Quatro primos encontram-se na casa de uma tia. A princípio não se entendiam, mas depois, por causa de um turbilhão de coisas que acontecem, acabam por tornar-se aventureiros. Metem-se em situações arriscadas, como a gruta conhecida por Boca do Inferno, descobrem um livro em que se conta o naufrágio de um submarino alemão durante a II Guerra Mundial. E depois há o forno d' orca, a onda gigante da Praia do Norte, a pedra do Guilhim, o suberco,... Tudo se passa na Nazaré. Pode ser uma excelente leitura para os dias de férias, mas o interesse mergulha sobretudo na ficção em torno de lugares verdadeiros, a par de algumas passagens da História da Nazaré. «Os Aventureiros na gruta do tesouro», escrito por Isabel Ricardo, é um livro juvenil que foi reeditado este ano, com capa de Tiago da Silva e ilustrações de Isabel Alves. A autora diz que Os Aventureiros estão a viver uma nova fase da vida. Para além deste título, há outros da mesma colecção: «No Rio Subterrâneo», «O Enigma da Lagoa», «Na Ilha Misteriosa», ... A autora, Isabel Ricardo, nasceu na Nazaré em 1964, escreveu o primeiro livro de aventuras aos 11 anos.


Os pequenos abriram os olhos de espanto. Pela sua imaginação viam carroças carregadas e pessoas a passarem por onde agora só havia mar, com ele a beijar-lhes os pés descalços. Quase estavam em transe, presos da palavras da velhota, invejando-a por ter vivido naqueles tempos. Todos eles sabiam que os habitantes da Nazaré chamavam suberco ao promontório e por isso não se espantaram.
- Mas nem sempre foi assim...Há muitos séculos o mar inundava toda a Nazaré, o Valados dos Frades e até a Fervença e Maiorga, que ficam poucos quilómetros antes de Alcobaça. O Monte de São Brás, então chamado Seano, estava rodeado pelo mar - acrescentou a neta, com os olhos a brilharem intensamente, recordando através dos rostos dos quatro primos o que ela sentira quando a avó lhe contara aquelas histórias tão antigas sobre tempos tão longínquos. - Com o passar do tempo o mar foi recuando e esteve mesmo como a avó diz. Mas presentemente o mar tem vindo a roubar cada vez mais praia.

Os Aventureiros na Gruta do Tesouro
Isabel Ricardo
Saída de Emergência, 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário